top of page

Precisamos mudar esse panorama.

Uma muda, muda.

Além de cuidar da ONG e distribuir mudas com bilhetes, Bettoni desenvolve projetos de educação ambiental em escolas de ensino fundamental, realizou 'Blitz Ambientais em algumas cidades de Minas Gerais, colabora na ‘Blitz Ambiental’ realizada pela Polícia Rodoviária Federal e Estadual e participou da Bienal do livro em São Paulo, Dia do Voluntário Mackenzie, presenteou a cidade de São Paulo com uma distribuição de 500 mudas de árvores no seu aniversário de 455 anos. Participou também de quatro edições da FLIP em Paraty - RJ, e na região do Vale do Paraíba, em parceria com a UNITAU - Universidade de Taubaté, lançou com sucesso o Trote Ecológico 2009! Outro fato marcante foi a participação do Projeto Reflorestar é Viver com uma distribuição gratuita de 2.000 mudas de árvores na ocasião da visita do Papa Bento XVI na Fazenda da Esperança em 2007.

O Projeto Reflorestar é Viver atua desenvolve trabalhos no segmento educativo, ecológico e social, através de oficinas e palestras realizadas em escolas públicas municipais, estaduais, particulares e universidades.

Como fazemos?

Com oficinas e palestras de conscientização de crianças, jovens e adultos, mensagens são confeccionadas por esses alunos e inseridas na bandeirinha que acompanhará a muda de árvore na ação a ser realizada. Nos cartazes ainda são colocadas, no verso, fotos de crianças desaparecidas para ajudar também nessa questão social do desaparecimento. Com tudo pronto as mudas são colocadas espalhadas pelas ruas, praças, eventos, congressos e muito mais, para serem adotadas e plantadas combatendo o desmatamento do planeta.

Moradores de ruas também são nosso foco, convidados para oficinas e para atuação nas ações de plantio oferecendo-lhes uma perspectiva e uma oportunidade de conhecer possibilidades de traballho junto no cuidado do meio ambiente.

 

Outra ação importante realizada pelo ONG Reflorestar é Viver é a colocação de tambores para coleta de lixo ao longo da estrada que liga Guaratinguetá - SP à Paraty - RJ e faz parte do famoso caminho da Estrada Real, morada de muitas nascentes importantes de água e cachoeiras.

 

Este trabalho de Conscientização Ecológica além de apresentados em escolas e universidades,  tem sido apresentados em empresas e fábricas que tem responsabilidade sócio-ambiental e preocupação com o impacto de suas ações no futuro.

Parte das árvores são produzidas e cultivadas pela própria ONG Reflorestar é Viver.

Luiz Bettoni
A iniciativa de Luiz Bettoni, longe de ser uma heróica batalha de um homem só, se torna aos poucos a batalha de todos, como vocês perceberão ao navegar em nosso site. São crianças, homens e mulheres, gente de todas as idades, que se encantam pela idéia e abraçam esta forma extremamente simples de comunicação: uma muda e um bilhete. Bettoni se torna um tradutor das plantas e se cada vez mais, mais pessoas entenderem os seus recados o mundo também se tornará melhor. A conscientização ambiental se faz por meio de exemplos, gestos e ações. Nosso objetivo é justamente multiplicar e espalhar estes exemplos, gestos e ações para todas as regiões do País, procurando atingir o maior número possível de pessoas, de todos os credos, raças, idades e etnias para que a natureza tenha em nós sempre um aliado, em busca da preservação e do equilíbrio necessário para um desenvolvimento sustentável e um futuro melhor.

ONG Reflorestar é Viver na TV Band do Vale do Paraíba

O idealizador e presidente da ONG Reflorestar é Viver, Luiz Bettoni, explica um pouco do trabalho da Reflorestar em entrevista a TV Vanguarda.

HIstória
O que fazemos?
Fundador
bottom of page